Espetáculo integra a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Em Peixes, o espectador acompanha a história de Cláudia, mulher de meia idade que passou por violências ao longo da vida. A peça, que tem única apresentação no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, se desenrola durante uma consulta psiquiátrica. No espetáculo, o público acompanha as histórias de Cláudia – também as de muitas outras mulheres. São memórias que transitam entre o humor, o lirismo e a intensidade. Numa narrativa fragmentada como o pensamento da própria personagem, ela conta como, em um dia, quebrou a ordem das coisas e se libertou do ciclo de violência no qual estava imersa.
Peixes estreou em 2017 em Belo Horizonte e, desde então, tem uma trajetória de êxito. Sucesso de público e crítica, ganhou os prêmios de melhor atriz e melhor texto original no IV Prêmio COPASA-SINPARC (MG-2018). O espetáculo participou de festivais internacionais no Brasil, Espanha e Portugal. Em 2020, o texto de Peixes virou livro, em uma edição bilíngue, pela editora Javali. Em 2022, seus direitos autorais foram negociados com a Limonada Audiovisual para produção de um longa-metragem, com direção e roteiro de Renata Sette.
Sobre Ana Régis
Mãe, feminista, atriz, dramaturga, diretora, professora e mestra em Teatro, pela UFMG, em Belo Horizonte. Fundou a Cia Cínica (1993-2000) e Companhia Bárbara (2007-2013). Trabalhou com diretores como Rita Clemente, Mariana Lima Muniz, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Marcelo Bonnes e Julio Maciel, revezando as funções de atriz, dramaturga e assistente de direção.
Serviço
Peixes – 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Data: 10/1
Horário: Sexta, 20h
Gênero: Teatro adulto
Classificação: 14 anos
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Ingressos: R$ 25 – preço único nos postos Sinparc.
Programação completa pelo site