Artista Lelena Lucas revela série de pinturas “Cartas da Quarentena” em exposição inédita no Galpão Cine Horto
A artista multidisciplinar Lelena Lucas apresenta ao público uma série de pinturas intitulada “Cartas da Quarentena”, que será exibida a partir de 6 de junho, às 19h30, no Galpão Cine Horto. Durante o período desafiador da pandemia, especialmente entre março de 2020 e março de 2021, Lelena encontrou na arte uma forma de conexão e expressão que inspirou as obras.
As 200 “cartas” em formato A4, cuidadosamente criadas com tintas, lápis e pincéis, representam o testemunho de um profundo mergulho no mundo emocional que a envolvia durante os últimos anos. Postadas nas redes sociais, as pinturas foram dedicadas a pessoas queridas da artista, marcando um momento de união e afeto durante o isolamento necessário.
Para Lelena Lucas, “esta série foi mais do que um exercício artístico. Revelou-se, também, uma verdadeira salvação diante das incertezas, tristezas e indignações que a pandemia trouxe. Em um contexto de perdas e de luto, as “Cartas da Quarentena” se tornaram um ato de resistência e esperança”. Ao final da exposição, em agosto, a artista terá o prazer de entregar pessoalmente cada uma dessas pequenas pinturas aos seus destinatários originais, reforçando o vínculo emocional que as inspirou.
Lelena Lucas, nascida em Belo Horizonte, é reconhecida por seu trabalho nas artes cênicas e nas artes visuais. É coordenadora da Corpo Escola de Dança (Grupo Corpo) e integrante do coletivo Mães pela Liberdade MG. Sua trajetória artística se destaca pela sensibilidade e pelo engajamento com questões sociais.
Para mais informações sobre a exposição e a obra de Lelena Lucas, visite o Instagram e o site do Galpão Cine Horto (www.galpaocinehorto.com.br).
Sobre o Galpão Cine Horto
O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão, em Belo Horizonte (MG), no ano de 1998. Instalado em um antigo cinema, abriga um teatro de 200 lugares, sala de cinema e salas de aula. A partir de 2005, passou também a contar com o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT), uma unidade de informação exclusivamente destinada às artes cênicas referência em pesquisa artística, com cerca de 6 mil títulos em livros. O Galpão Cine Horto trabalha com os mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão. Em todos os projetos que realiza está sempre em evidência o desejo de unir e reunir pessoas em torno do teatro para uma experiência coletiva.
Com uma oferta diversificada de projetos, cursos, eventos e atividades artísticas de qualidade, o Galpão Cine Horto é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, o compartilhamento de experiências e a difusão cultural, voltado para a formação de atores, técnicos e do público em geral. Várias atividades desenvolvidas no espaço são oferecidas à comunidade gratuitamente ou com ingressos a preços populares.
Há 26 anos, o Galpão Cine Horto realiza diversos projetos, com atividades de formação, criação e difusão cultural, inclusão social, pesquisa e preservação de acervo. São mais de 40 projetos realizados de forma continuada com o objetivo de fomentar, formar, democratizar, descentralizar o acesso, pesquisar linguagens e preservar a memória do teatro. Mais de 3 mil apresentações, mais de 10 mil espectadores anualmente e mais de 250 mil espectadores ao longo dessa trajetória. Mais de cinco mil artistas, técnicos e produtores, do Brasil e do exterior, centenas de grupos e empregos diretos e indiretos gerados anualmente, o que faz do Galpão Cine Horto um dos principais centros de efervescência cultural de Minas Gerais e um importante espaço cultural da cidade de Belo Horizonte.
Serviço:
Galeria Corredor Rômulo Bruzzi, no Galpão Cine Horto (R. Pitangui, 3.613 – Horto)
Em cartaz até dia 29 de julho
Entrada gratuita