Na próxima quinta, dia 20 de junho, tem início a 16ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT BH 2024).
Um dos maiores festivais de teatro do país, o FIT BH 2024 comemora 30 anos de história com um mergulho profundo na memória cultural de Belo Horizonte a partir do tema “Teatro: Patrimônio Cultural – Pontes de Memória”.
Ao longo de 11 dias, a cidade vai se tornar palco para o teatro, reunindo centenas de artistas e profissionais das artes cênicas em Belo Horizonte. Serão realizados espetáculos em ruas e palcos de todas as regionais de Belo Horizonte, além de oficinas, encontros, residência artística, lançamentos de livros, imersões, bastidores, críticas e muitas trocas e experiências únicas.
A programação reúne, de 20 a 30 de junho, 23 espetáculos, sendo 8 NACIONAIS (estados: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Maranhão), 3 INTERNACIONAIS da Espanha (Papers!) e do Chile (La Cocina Pública e Ñuke), e 12 LOCAIS, em 53 apresentações. Esta edição conta 195 artistas, 350 profissionais da cultura envolvidos e 22 espaços públicos e privados.
A abertura do FIT BH 2024 acontece na próxima quinta, dia 20 junho, às 19:30, na FUNARTE-MG, com apresentação do espetáculo de abertura é “Papers!”, da Espanha, um dos mais esperados da programação.
Os atores estão dependurados e se equilibram durante a peça numa grande estrutura metálica, uma espécie de andaime, com 12 metros de comprimento e 5 metros de altura. Essa estrutura está sendo produzida no Brasil, porque demoraria muito para chegar, em virtude do tamanho.
O andaime é o elemento cênico principal do espetáculo, onde os artistas ficam dependurados e se equilibram durante a peça, mas eles também integram com outros recursos, como grandes carrinhos de supermercado, pneus e um carro “sucata”. Um dos pontos altos do espetáculo são as rodas de fogo e os fogos de artifício que em torno do andaime.
A peça provoca reflexões no espectador através de imagens que navegam entre o absurdo, o inimaginável e o real. Entre a tragicomédia, o sarcasmo e o drama, os personagens satirizam os conflitos que o poder e o dinheiro geram na sociedade atual, com uma estética fiel ao estilo que tornou a companhia valenciana Xarxa Teatre conhecida nos festivais de rua de todo o mundo.
Sinopse
O espetáculo provoca reflexões no espectador através de imagens que navegam entre o absurdo, o inimaginável e o real. Entre a tragicomédia, o sarcasmo e o drama, os personagens satirizam os conflitos que o poder e o dinheiro geram na sociedade atual, com uma estética fiel ao estilo que tornou a companhia valenciana Xarxa Teatreconhecida nos festivais de rua de todo o mundo.
Link para vídeo do espetáculo: https://youtu.be/9pHzJMG-Ykc?si=Sxac4ugnL4u2m6gM
APRESENTAÇÃO
Dia 20 de junho (quinta), às 19h30
Local: FUNARTE-MG