Espanta a falta de cuidado dos funcionários da prefeitura com Praça Duque de Caxias, para a montagem do palco de um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação: Festivais Regionalizados das Escolas Integrais.
As imagens de caminhões pesados dentro da Praça Duque de Caxias e o funcionário marretando as pedras portuguesas do piso, de hoje, dia 29 de outubro de 2024, dói no coração. O espaço integra o conjunto tombado pela Diretoria Municipal do Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, que tem ainda a igreja, o cinema, o imóvel do Bar do Bolão e uma casa do início do século.
É um lugar de brincadeiras das crianças e ponto de encontro dos moradores. É triste ver o descaso do poder público com o local, que precisa urgente de uma revitalização com reforma do piso, que está faltando pedras em vários lugares, com manchas de gordura, troca de lixeiros e dos brinquedos sujos e depredados.
Mas o descaso não é só da prefeitura, mas também de algumas pessoas, que levam seus cães para caminhar na Praça, e onde os animais fazem cocô, lá ele fica. Além de sujar o gramado e o piso, as fezes contaminam o lugar onde brincam as crianças. É preciso um mínimo de consciência ambiental, não custa nada levar um saquinho e apanhar as vezes e levar para colocar na lixeira de sua casa.
A Praça, o coração do bairro, cheio de história, merece o carinho e o cuidado de todos nós.